Um excelente 2012 a todos os meus leitores!
sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
BOAS FESTAS!
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
Coimbra ao luar!
Não fiques quieto/a ao relento
À espera de ventos airosos
Calor que ajuda a evitar frios
Aconchego de luares mimosos…
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
Melodias e brilhos…
Há dias em que se ri por tudo e por nada
Outros em que se chora por quase tudo!
Bocas seladas não traçam falsas promessas
Encostar o cabelo ao vento dispensando palavras
Soltando o pensamento, caminhando sem pressas…
sábado, 24 de dezembro de 2011
O MEU PRESÉPIO!
Noite fria, noite linda a advir
Família reunida, solidão acentuada
Uns a comentar, poucos a sentir
Vem aí o menino, Salvador da Humanidade!
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
Hoje
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Flores!
sábado, 17 de dezembro de 2011
Bom dia alegria!
A nobreza das pessoas está, de facto, em cada palavra, em cada acto, em cada silêncio! Partilho este vídeo sobre a cidade que me adoptou, mas que amo tanto ou mais do que muitos dos seus filhos legítimos.
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Fé!
![]() |
Imagem retirada da Internet |
Sem saber muito bem porquê sempre tive um acordar alegre, bem-disposto e de bem com a vida, não dando grande lugar a tristezas. Gosto de sorrir para a vida. É uma alegria que me acompanha e que gera coisas boas. Acredito que é uma questão de Fé. Por muito que já me tenham tentado roubar este sorriso, parece que uma força divina o impede. Que esta força e esta Fé nunca me abandonem!
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Ainda há palavras sinceras...
"A consciência é reflectida na palavra tal como o sol se reflecte numa gota de água. A água está para a consciência assim como o pequeno mundo está para o grande mundo, como a célula viva está para o organismo, como o átomo está para o cosmos. A palavra é o pequeno mundo da consciência. A palavra consciente é o microcosmos da consciência humana" (Vygotsky).
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
É bom estar viva!
Docas - Coimbra |
Preencher o olhar de sonhos e verdades
Entre o mar e a terra transpirando!
Experimentar momentos muito ansiados
Sempre na boa estrela acreditando!
domingo, 11 de dezembro de 2011
Porque hoje é um domingo de dezembro...
Óis do Bairro -Anadia |
Triste daquele que perde no próprio amor a capacidade de amar
Feliz de quem reencontra na amizade essa mesma capacidade.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Será?
Dias de sol
Noites de lua cheia
Dias reluzentes
Noites iluminadas!
Quando vou ao mar
E nele poiso o meu olhar quieto e cálido,
Revejo-me nele, que me desinquieta!
Habito na verdade
Que se esqueceu de mim…
Quando me for embora
Não irei só!
Levo-me comigo.
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Uma questão de sorte
A questão da sorte já foi muito estudada e escalpelizada!
Há quem nasça com ela e a perca...
Quem sempre a tenha tido sem nunca a ver!
Quem a procure incessantemente sem a encontrar.
Quem fique indiferente ao seu passar…
Há quem não a deixe escapar!
Até para ter, ver e agarrar a sorte é preciso sorte!
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Hoje
![]() |
Imagem retirada da Internet |
Nevou no meu jardim
Peguei na neve, brinquei com ela
Diverti-me como uma criança
Nem me apercebi que os dedos gelaram
A lágrima que se soltou de dor
Também solidificou…
Que importa se amanhã é outro dia?
E o sol irá brilhar como sempre?
Depois, vem aí o Natal!
domingo, 4 de dezembro de 2011
O pequeno Grande Homem!
![]() |
Imagem retirada da Internet |
Sá Carneiro
Homem de causas e de paixões, que defendeu com uma garra incomparável. Bateu-se por corrigir injustiças sempre em defesa da liberdade! Talvez por isso seja homenageado e lembrado com emoção por tanta gente, do partido a que pertenceu, e não só, como é o meu caso, e o de muitas outras pessoas que conheço. Figura de referência, íntegra e portadora de um entusiasmo contagiante que lutou, incansavelmente, pelo que acreditou até à sua morte. A sua memória estará sempre viva para quem continua a lutar por aquilo em que acredita, com paixão e convicção seja na política seja na vida privada. Será recordado e admirado como o político e o Homem visionário que marcou o século XX. Sá Carneiro, uma figura incontornável que Portugal jamais deverá esquecer.
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
“On the edge of the new century”
A Aprendizagem ao Longo da Vida não é só uma necessidade é uma realidade. Quer queiramos, quer não, estamos sempre a aprender. Só não conseguimos é prever o futuro. Eric Hobsbawm, um dos mais fascinantes historiadores do nosso tempo, segundo Roberto Carneiro, cuja opinião muito prezo, apresentou, entre outras, algumas referências daquele à Educação na obra que dá o título a este post e que passo a resumir:
![]() |
Imagem retirada da Internet |
1. Apesar das catástrofes do século XX, e de a população ter triplicado, relativamente ao início do século, a maioria das pessoas melhorou a sua condição. Destaque para a Educação.
2. Explosão dos níveis de escolaridade, sobretudo nas 3 últimas décadas do século XX, levando a que a maioria da população mundial saiba ler e escrever. A Educação torna as pessoas mais livres, capazes de fazer escolhas e de ser mais felizes.
3. A emancipação das mulheres que irá conhecer novos desenvolvimentos no século XXI. A sua participação na vida educativa pode ser determinante.
4. A democratização da educação chegando às populações mais desfavorecidas. Os jovens tendem a estudar mais tempo e os mais velhos cada vez têm mais interesse em variadas formas diversas de estudo e de reflexão. Finalmente há uma grande necessidade de formação profissional ao longo da vida.
5. A queda de taxas de fecundidade na Europa é atribuída por Hobsbawm, entre outros, ao nível de educação mais alto usufruídos pelas mulheres. Também a retenção dos jovens mais tempo na escola e em casa contribuiu para a transformação das famílias que optam por ter menos filhos. A pressão financeira é muito forte.
Na sua análise, que partilho, Roberto Carneiro para além de recomendar a leitura da obra, que expõe uma teoria geral sobre o mundo com enorme paixão, não deixa de alertar para um certo sentimento de frustração - ” É que apesar do autor não se coibir de detectar sinais de mudança no mundo, ele se abstém, no essencial, de se aventurar por cenários do futuro. Há como que uma traição ao título da obra (…) Esta recusa em assumir riscos é, a um tempo, científica e emocional”.
Roberto Carneiro termina a sua análise com as palavras de Hobsbawm que afirma a propósito do futuro das instituições como a família, partidos, media e estruturas políticas- “Nenhuma delas opera hoje da forma como costumava e como se suporia que deveria continuar a operar durante muito mais tempo. O seu futuro é obscuro. É por isso que neste final de século, não consigo ver o futuro com grande optimismo”.
Gostei do que li, partilho das preocupações, espero que o pessimismo fosse mais direccionado à primeira década e pouco mais, quero acreditar que o futuro se nos apresentará mais optimista, embora as minhas palavras sejam mais fruto de percepção, emoção e também convicção na força do querer melhorar! Sempre!
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Elegância!
Rosa selvagem, rosa silvestre
Criada em campo aberto e agreste
Doce como o mel da abelha-mestra
Selvagem e genuína qual elevado cipreste.
Asas para voar
Ao longe estende-se um caminho árduo
Cheio de sonhos e memórias que por lá passaram
Lembranças de sonhos sonhados, de sins e nãos
Fáceis os primeiros, difíceis os segundos…
Caminhos de conforto cheios de estrelas, luz e luar
Qual abraço de criança, magia de primavera infinita e ímpar…
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
domingo, 27 de novembro de 2011
É hora!
![]() |
Imagem retirada da Internet |
De tratar bem o nosso Portugal. De criar sentimentos de pertença, que potenciem o Desenvolvimento Local (DL). Em vez disso, constatamos que os maus-tratos são visíveis um pouco por toda a parte, seja em locais públicos, seja em privados, revelando um espírito desrespeitador que chega a ser violento em alguns casos. Temos o dever de cuidar do que é nosso. Se dermos um pouco de nós próprios será muito mais fácil e proveitoso, uma vez que, a maior parte das coisas aviltadas são do domínio público. Falemos de responsabilidade partilhada, de preservação da dignidade, de amor em ser português, sem deixar de ser europeu.
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Destino
O destino somos nós que o fazemos. Constantemente. A cada momento. Deus ajuda sempre, dando-nos ora, o que precisamos, ora o que pedimos, ora, ainda, o que merecemos. Ou não. Os Seus desígnios são, por vezes, insondáveis. Nem sempre correspondendo ao que queremos. Lutamos por aquilo em que acreditamos, enquanto acreditamos, com a consciência que nem sempre alcançamos o que traçámos. É interessante verificar que, por vezes, se atingem metas só que, entretanto, as mudanças alteraram formas de ser e de estar, nossas e dos outros, alterando planos. Outras, damos connosco a querer algo que nunca se sonhou vir a querer, trocando-nos as voltas, fazendo-nos sofrer. É a vida! Tudo muda e se transforma! Acredito que o sonho comanda a nossa existência, que o caminho se faz caminhando e que o amanhã será sempre melhor, porque Deus é grande e infinitamente bom. Acredito mesmo. Entre o céu e o mar havemos de nos encontrar...
domingo, 20 de novembro de 2011
“Reino de Justiça, de Amor e de Paz”
único entre verdadeiros,
visível no horizonte do meu olhar,
tão distante e tão perto...
Na essência do meu sentir
de pequenos nadas que somos,
de tão pouco que podemos…
Resistimos, persistimos e lutamos
até um dia em que partimos
acreditando, sempre, num amanhã melhor
com Fé num “Reino de Justiça, de Amor e de Paz”.
sábado, 19 de novembro de 2011
Grande Mestre
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
O Tempo

Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê, passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está à minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará."
Mário Quintana
Adenda: Mário de Miranda Quintana foi um poeta, tradutor e jornalista brasileiro. Nasceu em Alegrete na noite de 30 de Julho de 1906 e faleceu em Porto Alegre, em 5 de Maio de 1994.
Adenda: Mário de Miranda Quintana foi um poeta, tradutor e jornalista brasileiro. Nasceu em Alegrete na noite de 30 de Julho de 1906 e faleceu em Porto Alegre, em 5 de Maio de 1994.
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Tudo se transforma
Quem não quer ser leve como uma pena?
Ter asas livres para alto poder voar?
A chuva melancólica resolveu empatar.
Iluminada pelo sol esperou bela e serena.
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
sábado, 5 de novembro de 2011
Renascer
Sempre que escrevo, ou calo deliberadamente…
Renasço!
Quando capto ou guardo um momento…
Revivo!
Quando sonho e produzo…
Persisto!
Inspiro-me no mar, na praia, na cidade, no campo, na natureza, na vida, no amor, no sonho, nas pessoas, nos contrastes…
Perduro!
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Certeza
Que o ridículo é apanágio de muito boa gente. E não só dos apaixonados, porque desse ridículo todos sofremos em algum momento das nossas vidas, felizmente acrescento eu. Não, falo do ridículo em estado normal. Existe mesmo. E tanto tem de cómico como de triste. Como dizia alguém muito querido, “ninguém se conhece”. Pois é! É muito fácil apontar imperfeições aos outros. Difícil é reconhecer as nossas, e ter a humildade e força de carácter suficientes para não atacar quem não se pode defender. Para além disso, proponho, ainda, que se acrescente à reflexão o recurso sistemático ao auto-elogio, também esse sintomático e recorrente de “quem não se conhece”. É que os elogios, sempre me ensinaram, devem vir dos outros!
domingo, 30 de outubro de 2011
Reflexões agridoces
![]() |
Imagem retirada da Internet |
Coisas simples que sabem muito bem seja Domingo ou em qualquer dia da semana:
Ø o som da mensagem ansiada que chega;
Ø o som do telemóvel que toca trazendo a voz que se deseja ouvir;
Ø a mensagem de email que nos anima;
Ø o som daquela música que nos lembra bons momentos;
Ø o sentir inesquecível daquele instante que talvez não volte;
Ø a chuva que cai disfarçando a lágrima ora de tristeza, ora de alegria;
Ø o cheiro a terra molhada;
Ø as ondas do mar a bater na praia e o horizonte longínquo;
Ø o sol resplandecente que nos aquece e acaricia;
Ø o quentinho do abraço que nos envolve e afaga;
Ø o campo repleto de flores amarelas ou outras cores;
Ø o aconchego do amor que nos envolve;
Ø a Fé inabalável em Deus e num amanhã melhor;
Ø e muitas outras coisas que a vida nos ensina a apreciar e a conquistar…
Ø o som da mensagem ansiada que chega;
Ø o som do telemóvel que toca trazendo a voz que se deseja ouvir;
Ø a mensagem de email que nos anima;
Ø o som daquela música que nos lembra bons momentos;
Ø o sentir inesquecível daquele instante que talvez não volte;
Ø a chuva que cai disfarçando a lágrima ora de tristeza, ora de alegria;
Ø o cheiro a terra molhada;
Ø as ondas do mar a bater na praia e o horizonte longínquo;
Ø o sol resplandecente que nos aquece e acaricia;
Ø o quentinho do abraço que nos envolve e afaga;
Ø o campo repleto de flores amarelas ou outras cores;
Ø o aconchego do amor que nos envolve;
Ø a Fé inabalável em Deus e num amanhã melhor;
Ø e muitas outras coisas que a vida nos ensina a apreciar e a conquistar…
sábado, 29 de outubro de 2011
Desafios
![]() |
Imagem retirada da Internet |
A Educação/Aprendizagem ao Longo da Vida tem vindo a transformar a nossa sociedade. Trata-se de um conceito que se tem vindo a enraizar em todas as camadas sociais. Acredita-se, também, que a educação e o desenvolvimento estão intrinsecamente ligados. Constata-se que os nossos tempos estão assolados por profundas transformações que exigem de todo o indivíduo/a uma actualização constante ao nível das competências, quer se trate da trajectória pessoal, quer profissional. O próprio conceito de competência está em constante mutação. Estes factos justificam o desafio da defesa acérrima subjacente à da Educação de Adultos. Apesar de existir um certo negativismo preconceituoso quanto às capacidades cognitivas e o desempenho intelectual das pessoas adultas, ambiciona-se através duma prática consistente assente em exemplos contrariar esta linha de pensamento. Efectivamente, desde que não exista doença associada, a capacidade cognitiva não desaparece com a idade, apenas a capacidade de resposta pode tornar-se um pouco mais lenta. A capacidade de aprender é comum a quase todos os adultos que podem aprender quase tudo o que quiserem se dispuserem de tempo, persistência e assistência.
Subscrever:
Mensagens (Atom)