sábado, 29 de outubro de 2011

Desafios

Imagem retirada da Internet
A Educação/Aprendizagem ao Longo da Vida tem vindo a transformar a nossa sociedade. Trata-se de um conceito que se tem vindo a enraizar em todas as camadas sociais. Acredita-se, também, que a educação e o desenvolvimento estão intrinsecamente ligados. Constata-se que os nossos tempos estão assolados por profundas transformações que exigem de todo o indivíduo/a uma actualização constante ao nível das competências, quer se trate da trajectória pessoal, quer profissional. O próprio conceito de competência está em constante mutação. Estes factos justificam o desafio da defesa acérrima subjacente à da Educação de Adultos. Apesar de existir um certo negativismo preconceituoso quanto às capacidades cognitivas e o desempenho intelectual das pessoas adultas, ambiciona-se através duma prática consistente assente em exemplos contrariar esta linha de pensamento. Efectivamente, desde que não exista doença associada, a capacidade cognitiva não desaparece com a idade, apenas a capacidade de resposta pode tornar-se um pouco mais lenta. A capacidade de aprender é comum a quase todos os adultos que podem aprender quase tudo o que quiserem se dispuserem de tempo, persistência e assistência.